terça-feira, 1 de junho de 2010

Relatório Final

CENTRO DE PROGRAMAS INTEGRADOS

PRÊMIO INTERAÇÕES ESTÉTICAS –
RESIDÊNCIAS ARTISTICAS EM PONTOS DE CULTURA 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES


DADOS DO PROJETO

PROPONENTE: DANIEL CORREIA FERREIRA LIMA
NOME DO PROJETO: AFROFUTURISMO
CATEGORIA: 4B REGIÃO: SUDESTE
PONTO DE CULTURA: AMORIM RIMA / CEACA
MUNICÍPIO/UF (do Ponto de Cultura): SÃO PAULO

DESCRITIVO DAS ATIVIDADES

Etapa I (de 10/11/09 a 28/11/09)
Tivemos no primeiro momento a retomada do roteiro e do repertório musical elaborado
para a apresentação audiovisual com novas sugestões de sequências e cenas. Abaixo a estrutura narrativa em modelo esquemático:
Conforme o proposto no projeto, a estrutura narrativa está baseada em três Atos:
Ato I - Diáspora Negra
Neste Ato temos a chegada ao território brasileiro da cultura africana trazida por negros escravizados: a luta pela sobrevivência cruzando o oceano, mas também, a luta para manter a identidade. Neste Ato o Mar, o Vento e o Navio são figuras essênciais para inspirar a iluminação, cenário, figurino, música e vídeo.
Ato II - Resistência
No segundo Ato temos as lutas por liberdade e dignidade nas terras brasileiras. Uma
simbologia que envolve desde as grandes revoltas da história brasileira, até as práticas cotidianas de resistência como o surgimento e desenvolvimento da capoeira.
Ato III - Educação
O terceiro e último Ato é centrado na trajetória da capoeira de prática proibida e marginalizada socialmente para uma prática educacional no ensino formal (experiência
do próprio Ponto de Cultura Amorim Rima). Aqui surge o depoimento pessoal do Mestre Alcides na sua prática educacional em torno da capoeira. O momento de despir os personagens e colocar todos frente a essa constante e cotidiana luta pela transformação do Brasil. O momento final de metalinguagem e de fala “olho no olho” com a platéia.
Um eixo paralelo novo foi estabelecido no “trabalho de mesa” com os participantes: o teatro de sombras. Para pontuar o espetáculo, foram criadas cenas onde surge um teatro de sombras com bonecos e atuação em que se conta a saga de uma família africana em terras brasileiras.

Etapa II (de 28/11/09 a 15/01/10)
Nesta etapa foram realizados 05 ensaios com a equipe do Afrofuturismo sob direção musical de João Nascimento e direção de palco de Daniela Biancardi. Foi também convidado a participar o artista Julio Dojcsar para criar figurino, cenário e teatro de sombras.
No campo cênico plástico adotamos um campo referencial em torno das fotografias de meados do século XX do artista Marcel Gautherot.

Etapa III ( de 15/01/10 a 21/02/10)
Aqui uma nova etapa, não prevista no projeto inicial foi desenvolvida. Em parceria com o coletivo Frente 3 de Fevereiro e com o próprio artista Daniel Lima, o Afrofuturismo participou do processo de criação de uma nova série de intervenções urbanas no Rio de Janeiro. Trabalhando sobre o tema da segregação social e racial sob a perspectiva geográfica, os grupos juntos puderam investigar e criar intervenções urbanas tendo como foco a construção de muros pelo poder público para cercar favelas do Rio de Janeiro. Este acontecimento histórico de forte significado social foi a motivação para a criação de situações poéticas de resistência simbólica.
Tal etapa não teve implicações orçamentárias já que todos os participantes conseguiram recursos de outras fontes.

Etapa IV ( de 21/01/10 a 08/05/10)
Nesta etapa retomamos os ensaios já com a certeza da data da apresentação no dia 08 de Maio de 2010. O local da apresentação, no Circo Escola do Instituto Criança Cidadã no Parque São Remo, se explica por integrar diversas qualidades em sintonia com o projeto:
a localização geográfica proxima à comunidade da EMEF Desembargador Amorim Lima, do núcleo gerador do Ponto de Cultura Amorim Rima / CEACA;
a simbologia do circo;
o palco circular;
a inserção na comunidade do Parque São Remo, onde convivem diversos integrantes do Ponto de Cultura e onde foram gravadas os primeiros trabalhos de intervenção do grupo.
Foram criados e distribuidos convites e cartazes de divulgação impressa e eletrônica.

Etapa V (08/05/10)
A apresentação Afrofuturismo reuniu um público de aproximadamente 200 pessoas. Nos 50 minutos de duração, o espetáculo pode compartilhar as diversas produções audiovisuais do projeto em seus 2 anos de existência. Misturando a produção musical do Ponto de Cultura, os vídeos produzidos no projeto e os exercícios de capoeira dos alunos da EMEF Desembargador Amorim Lima, a apresentação se afirmou numa dimensão entre diversas linguagens artísticas.
Gravada em áudio e vídeo, a apresentação pode então ser revista e avaliada pelo grupo. Também algumas destas cenas do espetáculo ao vivo poderá compôr parte do filme "Arquitetura da Exclusão" que está sendo realizado pelo Ponto de Cultura para o Edital "Nós Na Tela".

PÚBLICO ALVO

O público alvo diretamente atingido pelo projeto 2010, foram os educadores do Ponto de Cultura Amorim Rima. Nas intervenções realizadas no Rio de Janeiro temos também como público indireto os moradores da comunidade Santa Marta, assim como, o público que circula nas imediações.
O blog do projeto também alcançou um público diverso, geograficamente espalhado pelas regiões do Brasil.
Na apresentação audiovisual tivemos um público de 200 pessoas aproximadamente de maioria infanto-juvenil.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

Integrantes do Ponto de Cultura Amorim Rima
João Nascimento (Direção Musical)
Daniela Biancardi (Direção de Palco)
Julio Dojcsar (Cenógrafo e Figurinista)

Parceiros:
Frente 3 de Fevereiro (Coletivo Artístico)

DESCRIÇÃO E AVALIAÇÃO DO PRODUTO FINAL

Roteiro final da apresentação audiovisual Afrofuturismo;
Exercitamos a criação de uma estrutura narrativa através da prática coletiva. As possibilidades e limitações desta prática foram experienciadas e podem ser reproduzidas em outros projetos.
10 Ensaios da apresentação audiovisual Afrofuturismo;
Através dos ensaios tivemos contato com uma prática cênica e musical que foi compartilhada pelos participantes. Com experiências em diferentes campos artísticos, conseguimos gerar um ambiente de criação coletiva horizontal nos ensaios. Assim, esta metodologia poderá ser repetida e enriquecida em outros processos coletivos.
Intervenções urbanas na cidade do Rio de Janeiro;
Este "produto final" marca a principal contribuição deste projeto na construção cultural do Ponto de Cultura Amorim Rima / CEACA. A experiência de imersão durantes semanas no Rio de Janeiro para investigar e agir numa situação complexa de conflito social e político foi de grande densidade para todo o grupo. Descobrimos juntos uma força grupal, assim como, mobilizações individuais. Este processo expresso no material audiovisual revela esta potência e, acreditamos que ainda gerará outras reverberações.
Atualização do Blog http://projetoafrofuturismo.blogspot.com/
O blog do Afrofuturismo, junto com o blog da Frente 3 de Fevereiro http://www.frente3defevereiro.com.br/blog/ serviram de diário de bordo do projeto, uma sistematização pública, importante ferramenta/conteúdo no processo criativo.
Apresentação audiovisual Afrofuturismo.
Esta etapa foi, certamente, a mais difícil. A expectativa de construção cênica foi conflituosa por nossas limitações de recursos. Mas mesmo diante destas dificuldades conseguimos dar o primeiro passo nesta fusão de linguagem artísticas. A busca por uma síntese total do processo está sempre fadada a imcompletude. O olhar, então, mira o horizonte de uma longa caminhada de experiências que não pretendem chegar a um porto seguro, e sim conquistar cada vez liberdade para encontrar a nossa maneira de dar mais consistência nestas investigações-ações. "A tradição da capoeira encontra sua expressão multimídia: vídeo, música, circo, intervenção urbana e capoeira. A força da cultura popular nas ruas de São Paulo, muros cercando favelas no Rio de Janeiro e a história de resistência do Haiti, se misturam num processo de investigação-ação e apresentação audiovisual." (texto do convite).

INTERAÇÃO E INTEGRAÇÃO COM O PONTO DE CULTURA

O Ponto de Cultura Amorim Rima / CEACA teve sua estrutura de atividades em grupos de diversas idades (crianças, adolescentes e adultos) contempladas integralmente. Tal característica trouxe ao projeto uma imensa riqueza nas leituras do mundo e da cultura afrobrasileira.
Utilizando-se da história da Capoeira, o projeto conseguiu integrar o sentido geral do trabalho do Ponto de Cultura Amorim Rima / CEACA e do artista residente, Daniel Lima, ao gerar importante valorização da cultura popular e da cultura negra através das linguagens e metodologias artísticas.
A capacitação técnica para o uso de equipamentos de áudio e vídeo (câmeras de vídeo, captação profissional de áudio, edição de vídeo, projeção de imagem, etc.) foi também uma importante contribuição do Afrofuturismo ao Ponto de Cultura. Mas fomos além do que somente uma discussão e aprendizado técnico, fomos um laboratório de experiências que exploraram as potências da linguagem audiovisual.
A ativação do espaço público através de ações artísticas recuperou a história da Capoeira nas grandes cidades brasileiras. O público espontâneo pode ver os elementos da capoeira em diferentes contextos, revelando as marcas do passado nos dias atuais.

DOCUMENTOS ANEXOS

CD com imagens do processo do projeto Afrofuturismo - Audiovisual.

São Paulo, 07 de Junho de 2010.




Daniel Correia Ferreira Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário